segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Chacal-de-dorso-preto

Nome popular: Chacal-de-dorso-preto.

Nome científico: Canis mesomelas.

Distribuição geográfica: Vive no Leste e Sul da África. Existem duas populações que vivem nestas duas áreas, separadas por, aproximadamente, 900 km. Habitat
O habitat do chacal-de-dorso-preto é muito variável, desde pequenas cidades e subúrbios de grandes cidades até o deserto do Namib. Tendem a ser mais comuns em áreas secas que recebem entre 100 e 200 mm de chuva por ano. Estão associados com terrenos abertos e dificilmente são encontrados em florestas ou locais com muitos arbustos.

Hábitos alimentares: O chacal-de-dorso-pretoé onívoro e sua dieta é bastante variada. Os animais que vivem no Sul da África possuem uma dieta composta da seguinte forma: 55% são pequenos mamíferos, 11% antílopes, 9% são mamíferos do tamanho de uma lebre, 9% aves e 16% incluem animais domésticos, invertebrados, anfíbios, larvas e frutas. No Serengeti, uma dieta bastante similar foi observada, porém a quantidade de mamíferos varia devido a um período de maior abundância e uma predileção por frutas também ocorre.

Tamanho: A cabeça e o corpo medem de 45 a 90 cm e a cauda de 26 a 40 cm. Do chão até a altura do ombro mede de 30 a 48 cm.

Peso: De 6 a 12 Kg. Os machos pesam, em média, 8 Kg e as fêmeas 6,5 Kg.

Período de gestação: Aproximadamente 60 dias.

Número de filhotes: De 1 a 8, mas em média nascem 4 e de 1 a 3 sobrevivem.

Características da reprodução: Monogâmicos, os casais vivem juntos durante toda a vida. A fêmea dá à luz em um túnel subterrâneo, caverna ou cavidade rochosa.

O período de amamentação dura de 8 a 10 semanas. Atinge a maturidade sexual aos 11 meses.

Particularidades: A principal característica do chacal-de-dorso-preto é uma faixa escura de pelos que estende-se do pescoço à cauda sobre suas costas. O tórax e as partes inferiores do corpo são brancas e ferrugem-claro e o restante possui uma coloração acastanhada.

Nenhum comentário: