segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Gato-de-patas-negras

Nome popular: Gato-de-patas-negras, gato-de-patas-pretas. Nome científico
Felis nigripes.

Distribuição geográfica: É encontrado apenas no Sul da África.

Habitat: Vive em regiões áridas, com pequenos arbustos e árvores muito espaçados.

Hábitos alimentares: Como a maioria dos pequenos felinos da África, as principais presas do gato-de-patas-negras são roedores, pequenos mamíferos e pássaros. Répteis, aranhas e insetos também constituem um pequena parte da dieta do gato-de-patas-negras. As técnicas de caça variam de acordo com a presa - os roedores são pegos na entrada de suas tocas, onde o gato-de-patas-negras aguarda até que eles saiam e os passáros são pegos em pleno ar quando levantam vôo. É comum que o gato-de-patas-negras esconda presas grandes e retorne para a carcaça depois. Também é comum que coma pedaços de carne de grandes animais mortos, como cordeiros.

Tamanho: De 37 a 40 cm de comprimento e aproximadamente 22 cm de altura. Peso
De 1,5 a 2 Kg.

Período de gestação: De 63 a 68 dias.

Número de filhotes: De 1 a 2 filhotes em média.

Características da reprodução: Em liberdade, observou-se que o gato-de-patas-negras desenvolve-se mais rapidamente que o gato-doméstico (Felis domestica), porém, os jovens "patas-negras" tornam-se independentes muito mais tarde (aos 20 meses de idade). Os filhotes pesam de 60 a 90 g ao nascer e ganham cerca de 8 g por dia.

Particularidades: O gato-de-patas-negras é uma das menores espécies de gato-selvagem. Muitas das fêmeas possuem 1,5 kg e podem ser consideradas os menores felídeos selvagens existentes no mundo. Possui uma cabeça bastante larga, em proporção ao corpo. A coloração base de sua pele varia de marrom claro a marrom avermelhado, sendo completamente coberta por pintas escuras. Vive em média 13 anos.

Nenhum comentário: