terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Nome popular:Raposa-do-Ártico, raposa-polar.

Nome científico: Alopex lagopus.

Distribuição geográfica A raposa-do-Ártico vive nas regiões mais setentrionais do hemisfério Norte, incluindo continentes e ilhas através da Eurásia, América do Norte, Groenlândia e Islândia, cobrindo praticamente toda a região ártica.

Habitat: É encontrada principalmente na tundra ártica e alpina, e também próximo ao litoral.
Hábitos alimentares A raposa-do-Ártico é uma caçadora oportunista, comendo praticamente qualquer animal, vivo ou morto. Tem uma preferência por pequenos mamíferos, mas também come insetos, frutas, carniça, e todo tipo de restos alimentícios deixados pelos homens. Geralmente, sua dieta de inverno inclui invertebrados, pássaros marinhos, peixes e focas. As populações que vivem mais no interior, têm uma dieta rica em lemingues. Durante os meses de verão, quando há mais alimentos disponíveis, a raposa-do-Ártico costuma armazenar comida em seus esconderijo para usar mais tarde.

Tamanho: Seu corpo possui de 53 a 55 cm. A cauda mede por volta de 31 cm e tem de 25 a 30 cm de altura.

Peso: De 3,1 a 3,8 kg.

Período de gestação: De 51 a 54 dias.

Número de filhotes: O número de filhotes varia de acordo com a quantidade de comida disponível, especialmente lemingues. Normalmente nascem de 5 a 8 filhotes, mas este número
pode chegar a 20 em situações ideais.

Características da reprodução:A raposa-do-Ártico é monogâmica e normalmente os casais permanecem juntos por toda a vida. Os filhotes são amamentados de 8 a 10 semanas e atingem a maturidade sexual com apenas 10 meses. O macho auxilia na alimentação dos filhotes.

Particularidades: As raposas-do-Ártico vivem uma vida nômade. Freqüentemente formam pequenos bandos para varrer o campo em busca de comida. Este grupo é composto por um macho adulto, a prole, e duas fêmeas - uma delas normalmente é de uma cria anterior e permanece para ajudar a criar a nova prole.Escavam cavernas na tundra aberta ou em regiões rochosas. Estes esconderijos têm de 4 a 8 entradas e um sistema de túneis cobrindo cerca de 30 metros quadrados. Muitas destas cavernas vem sendo utilizadas por centenas de gerações de raposas.
A raposa-do-Ártico é um exemplo da fantástica adaptação animal a um ambiente inóspito. A cor de sua pelagem funciona como uma verdadeira camuflagem, e seu estômago é excelente: digere qualquer presa. Além disso, pode suportar longos períodos de jejum.Na evolução da espécie, houve uma mutação que permite à raposa-do-Ártico variar a cor de sua pelagem de acordo com a estação do ano: acinzentada ou acastanhada no verão, torna-se branca no inverno. A mudança começa na região da cauda, avançando para a parte anterior.

Nenhum comentário: