quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Gavião de Penacho

Ordem: Falconiformes

Família: Accipitridae

Nome popular: Gavião de Penacho

Nome em inglês: Ornate hawk-eagle

Nome científico: Spizaetus ornatus

Distribuição geográfica: do Norte do Paraná à América central

Habitat: Florestas tropicais e subtropicais.

Hábitos alimentares: carnívoro

Reprodução: postura geralmente de apenas um ovo, incubado por cerca de 50 dias.

Período de vida: Estimado em aproximadamente 30 anos


No contexto mundial das aves de rapina, grupo das águias, gaviões, falcões e corujas, o Brasil pode ser considerado um país privilegiado dada a imensa biodiversidade de rapinantes diurnos (60 espécies) e noturnos (19 espécies) que se distribui em seu território. Estas aves possuem os mais variados tamanhos, 100 gramas de peso do falcão quiri-quiri (Falco sparverius) até 8,5 kilogramas da harpia ou gavião-real (Harpia harpyja), colorações que vão do marrom até o cinza-azulado ou branco dependendo da espécie, e são em sua grande maioria predadores podendo se alimentar de insetos, anfíbios, répteis, mamíferos e outras aves.

E é dentro deste grupo que encontramos uma das mais majestosas aves brasileiras, o gavião-de-penacho (Spizaetus ornatus). Esse potente rapinante se distribui por todo Brasil, sendo característico de áreas de matas e florestas, e possui habilidade para caçar presas tanto no solo quanto nas copas das árvores. Dos animais já relatados como parte de sua dieta temos principalmente aves (mutuns, perdizes, garças, tucanos até araras e papagaios), mamíferos (pequenos e médios macacos, esquilos e roedores) e répteis (iguanas, lagartos teiú e diversas espécies de serpentes).

Infelizmente, o gavião-de-penacho da mesma maneira que outros rapinantes brasileiros é hoje considerado uma espécie rara em função da falta de florestas preservadas, da matança indiscriminada de aves de rapina e do tráfico de aves selvagens.

Nenhum comentário: