quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Raposa prateada

Nome popular: Raposa-do-cabo, raposa-prateada, raposa-de-costas-prateadas, chacal-prateado.

Nome científico: Vulpes chama.

Distribuição geográfica: A raposa-do-cabo é encontrada em uma vasta região no Sul do continente africano que vai do Zimbabwe até Angola. É a única raposa do gênero Vulpes que ocorre ao Sul da África equatorial.

Habitat: Prefere as áreas áridas, savanas e estepes. Hábitos alimentares
A raposa-do-cabo se alimenta de roedores, insetos, répteis, ovos, frutas, semente e uma pequena quantidade de carniça e restos humanos.

Tamanho: Seu corpo mede cerca de 55 cm e a cauda 34 cm. Do chão até a altura do ombro, possui aproximadamente 36 cm.

Peso: Cerca de 2,5 Kg.

Período de gestação: 7 semanas.

Número de filhotes: De 3 a 5.

Características da reprodução: No Estado Livre de Orange o ápice da época de acasalamento ocorre em Setembro, enquanto no Kalahari não há uma época específica. Os filhotes nascem em uma toca. A macho e a fêmea cuidam dos filhotes, embora algumas vezes o macho deixe a família. Com 4 meses de idade os filhos já caçam por conta própria e permanecem com a mão até que se tornem independentes com cerca de 5 meses. Com 9 meses a raposa-do-cabo atinge a maturidade sexual.

Particularidades: As raposas-do-cabo têm o tamanho aproximado de um gato doméstico. Possuem um corpo ágil e patas finas. Sua calda longa e espessa possui o tamanho aproximado de metade do seu corpo (contando a cabeça). As fêmeas são cerca de 5% menores que os machos. Sua pelagem possui uma tonalidade cinza-prateado, sendo que a cabeça apresenta uma coloração mais avermelhada. As partes inferiores da face, garganta, corpo e patas possuem uma tonalidade mais clara. As extremidades e a parte interna da orelha apresentam uma cor parda para branca. A ponta do focinho ao redor do nariz é praticamente branca, cercada por uma pelagem escura que sai dos cantos de cada olho e desce pelos lados do focinho até os cantos da boca. A ponta da cauda é preta também.

Vivem em pares, mas procuram por comida separadamente. São noturnas e costumam se esconder em tocas entre as rochas ou escavadas durante as horas quentes do dia. Seu território se estende de 1 a 4,6 Km². Contudo, elas não são territoriais. O território de um indivíduo pode se sobrepor ao de outros. Algumas vezes até mesmo vivem em tocas comunitárias. Muito pouco é conhecido sobre a estrutura social desta espécie.

Em algumas áreas, a população da raposa-do-cabo está aumentando, enquanto em outras está diminuindo, pois os fazendeiros acreditam que ela persegue os animais domésticos. Na verdade ela se alimenta das carcaças dos animais domésticos mortos, mas elas não os matam. Os fazendeiros contudo matam cerca de 5000 raposas-do-cabo anualmente. Como resultado do declínio do número de exemplares de sua espécie, o número de chacais-de-dorso-preto (Canis mesomelas) está aumentado.

Nenhum comentário: