quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Chacal-listrado

Nome popular:Chacal-listrado.

Nome científico: Canis adustus. Distribuição geográfica
Vive em uma vasta extensão no Centro e Sul da África, sendo encontrado na Tanzânia, Uganda, Zimbabue, Botsuana, Moçambique, Norte da Namíbia, Mpumalanga, Norte do Kwazulu-Natal e Swaziland.

Habitat: Está presente em diversos habitats, variando de áreas protegidas a pequenos povoados, porém tem preferência por Savanas de folhas largas e lugares próximos à água. Procura evitar os extremos: Savanas muito descampadas e áreas com vegetações densas.

Hábitos alimentares: Onívoro, alimenta-se de vários invertebrados, pequenos mamíferos do tamanho de coelhos, frutas, carniça e plantas. Em áreas de agricultura do Norte de Botsuana têm uma alimentação predominantemente vegetariana e complementada por roedores e insetos. Em áreas próximas ao homem ajuda a manter o ambiente limpo, comendo carniça de animais domésticos.

Tamanho: A cabeça e o corpo medem de 65 a 81 cm. A cauda mede de 30 a 41 cm. Tem de 41 a 50 cm de altura.

Peso: Os machos pesam 9,4 kg em média e as fêmeas 8,3 kg. Período de gestação
De 57 a 70 dias.

Número de filhotes: De 3 a 6, mas em média 5. Características da reprodução
A época de acasalamento é de Junho a Julho e Setembro a Outubro no Leste da África. Na parte Sul da África o período estende-se de Junho a Novembro. O período de amamentação varia de 6 a 8 meses e os filhotes separam-se dos pais por volta do décimo-primeiro mês de vida.

Particularidades: O chacal-listrado possui uma pelagem amarelo-acinzentada com uma listra branca que vai do cotovelo até a coxa. A ponta da cauda também é branca em muitos animais. Apesar de dar nome ao animal, a listra branca não é muito evidente, sendo percebida apenas de perto.

Costuma viver em grupos familiares com 6 indivíduos. Grupos de 8 a 12 também ocorrem, mas são menos freqüentes.

Noturno, passa o dia escondido entre as rochas ou em buracos.

Seus inimigos naturais são leopardos (Panthera pardus) e hienas.

Vive de 10 a 12 anos.

Nenhum comentário: