quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Leopardo-das-neves

Nome popular:Leopardo-das-neves.

Nome científico:Uncia uncia.

Distribuição geográfica:Ásia central, Tibet, algumas partes da China, Rússia e partes do Tian Shan.

Habitat:Devido a vasta extensão em que se encontra, o leopardo-das-neves possui vários habitats, sendo encontrado em terrenos áridos e semi-áridos, savanas, estepes, em montanhas, florestas de coníferas e florestas densas. Apesar da diversidade de habitat, é encontrado geralmente em elevações entre 3000 e 4500 m, as vezes acima de 5500 m no Himalaia. Hábitos alimentares
Alimensta-se de aves, roedores e pequenos mamíferos que abate com agilidade. Dentre os animais mais comuns em seu cardápio encontram-se a marmota, o carneiro-selvagem e a lebre.

Tamanho: Mede por volta de 60 cm de altura, 1,30 m de comprimento, mais a comprida cauda de até 1 m de comprimento.

Peso:Os machos são mais pesados que a fêmea, tendo o seu peso variando de 45 a 55 kg, enquanto as fêmeas possuem de 35 a 40 kg. Período de gestação
De 98 a 104 dias. Número de filhotes
De 2 a 3.

Características da reprodução: O leopardo-das-neves atinge a maturidade sexual entre o segundo e terceiro ano de vida e reproduz até o décimo quinto. Em novembro, durante a epóca do acasalamento é a única época em que o leopardo-das-neves tem companhia. Os filhotes nascem entre fevereiro e março, época mais fria do ano na região do Himalaia. No fundo de uma caverna eles são alimentados e protegidos pela mãe durante os primeiros e mais difícies meses de vida. É comum a mortandade de filhtoes nesse período devido ao frio rigoroso. Com a chegada da primavera, eles já começam a acompanhar a mãe nas caçadas e logo aprendem como abater animais. Na primavera seguinte eles já serão idependentes.

Particularidades:O leopardo-das-neves exibe uma maravilhosa camuflagem para o ambiente da montanha de rochas nuas e neve, sendo a cor de sua pele branco-acinzentado (com uma leve tonalidade amarelada) salpicada com rosetas e pontos cinza escuro. Também apresenta adaptações para a vida em altas altitudes incluindo uma cavidade nasal larga, membros curtos.

Vive mais de 21 anos.

Nenhum comentário: