quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Cão domestico

Nome popular: Cão-doméstico, cachorro, cão.

Nome científico: Canis familiares.

Distribuição geográfica: Atualmente está espalhado em todos os continentes do globo.

Habitat: Depois que foi domesticado, o Canis familiares passou a viver sempre perto do homem, em casa ou pelas ruas. Alguns soltos em matos, às vezes retomam sua origem selvagem.

Hábitos alimentares: Os cães, em sua origem, ou em vida livre, são carnívoros. Essa denominação, no entanto, significa alimentação proveniente de carcaça de outros animais e, portanto, músculos, ossos e vísceras, como fígado, rins, cérebro, etc. Esse tipo de alimentação não é suficiente para suprir todas as necessidades dietéticas, pelo que os cães também ingerem alguns vegetais.

Tamanho: Com as inúmeras misturas entre raças, fica difícil estabelecer um tamanho determinado para o cão. Existem desde cachorros minúsculos, como o chihuahua, até cães que chegam a parecer "pequenos cavalos" como o São Bernardo.

Peso: A exemplo do tamanho, o peso varia muito entre as raças.

Período de gestação: Aproximadamente sessenta e três dias.

Número de filhotes: O número de filhotes depende da idade, tamanho e raça da fêmea. As fêmeas pequenas têm em média, dois filhotes; fêmeas maiores têm propensão a ter grandes ninhadas, chegando até 12 filhotes.

Características da reprodução: Os cães chegam à plenitude de sua capacidade reprodutora ao redor dos vinte e quatro meses de vida. O período fértil da fêmea dura de 6 a 8 anos e dos macho 8 a 10. O ciclo estral da fêmea completa-se em seis meses; o cio dura aproximadamente 15 dias e a fase fértil (ovulação) situa-se no final (décimo segundo ao décimo quinto dia, em média), único período em que a fêmea aceita o macho e se deixa acasalar.

Particularidades: Pode-se afirmar que existam mais de 200 raças diferentes de cães, embora sejam reconhecidas apenas 140, distribuídas em seis grupos, de acordo com suas aptidões: cães de caça e tiro; cães de caça e presa; cães de guarda e utilidade; cães terriers; cães de luxo e cães de companhia. O número de raças aumenta sempre.O cães recebeu o título de "melhor amigo do homem" e é há vários séculos o principal animal de estimação conhecido.

Nenhum comentário: