quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Leão

Nome popular: Leão.

Nome científico: Panthera leo.

Distribuição geográfica: África, pequena porção na Índia, Bálcãs e Grécia.

Habitat: Savana.

Hábitos alimentares: É carnívoro.Por serem mais rápidas e ágeis, compete às fêmeas caçar, abastecendo o bando de alimento. Em geral as leoas caçam em grupo, umas se escondem entre a vegetação e outras rodeiam a presa, forçando-a na direção das companheiras escondidas, onde se dará o bote final. A função do macho é apenas de proteger o território. Mesmo tendo as fêmeas abatido a presa, o macho é o primeiro a alimentar-se. Só depois que ele estiver satisfeito as leoas e os filhotes terão sua vez.O cardápio do leão é bem variado. Pela ordem, estas são suas principais presas: gnu, zebra, búfalo, gazela de thomson, girafa, antílope-saltador, alcéfalo, facoquero. Os "comedores de gente" são leões velhos, solitários, fracos para caçar.

Tamanho: 2 metros de comprimento mais a cauda e 1 metro de altura.

Peso: Em média pesa cerca de 250kg.

Período de gestação: De 102 a 113 dias.

Número de filhotes: De 2 a 3.

Características da reprodução: Chegam à plenitude sexual aos 3 anos de idade. Em liberdade a leoa dá à luz a cada 2 anos, mas em cativeiro uma vez por ano. Ao nascer os filhotes possuem manchas ou pintas. A medida que eles crescem, as manchas descolorem na pelagem pardo-amarelada. Durante o primeiro mês de vida, só mamam e dormem. Ao sexto mês, a mãe os desmama e começa a dar-lhes carne. Logo os leõenzinhos acompanham a mãe nas caçadas. Vão aprendendo, primeiro como observadores excitados, depois como atacantes (se a presa dor pequena).

Particularidades: A agilidade, o rugido, a juba, a força e a aparência majestosa são atributos que deram ao leão o título de "rei dos animais". Quando ele ruge na noite africana, semeia o terror entre os animais da savana. Seu "grito", porém, é apenas sinal de que ele está tranqüilo e bem-humorado.O leão é um dos maiores carnívoros, mas não é o maior felídeo, posição ocupada pelo tigre siberiano.O macho adulto é o único felino dotado de juba, uma "massa" de pêlos longos que cobre toda a cabeça com exceção da cara, e desce pelo pescoço até o peito.O único animal que caça o leão é o homem, não por necessidade natural, mas pelo prazer da aventura ou pelo desejo de provar sua coragem. Entre a tribo masai, participar da caçada ao leão é um recurso para obter prestígio político.O leão vive em grupos de até 30 indivíduos sendo que apenas um ou dois são machos adultos. Possui mandíbulas possantes, capazes de segurar e rasgar. Quando agarra um bicho e finca-lhe os dentes, com um só movimento de cabeça arranca um pedaço da vítima. Possui uma cor que o disfarça entre as ervas, excelente olfato, ouvido e visão apurados. Sua glândula supra-renal em frações de segundo joga adrenalina em seu sangue, tornando-o alerta e combativo.Ainda não está satisfatoriamente explicado por que é que a juba do leão cresce mais quando ele está em cativeiro. E há outras incógnitas: em liberdade, a leoa dá cria a cada dois anos; mas, quando o casal vive em cativeiro, nascem filhotes todo ano. Além disso não se sabe explicar, também, para que serve a espécie de unha que o leão tem no final da cauda escondida entre o tufo de pêlos.

Vive em média 20 anos.

Nenhum comentário: