segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Gato-kodkod

Nome popular: Gato-kodkod, kodkod.

Nome científico: Oncifelis guigna.

Distribuição geográfica: Dos felídeos da América Latina, o kodkod é o que possui distriuição territorial mais restrita. É encontrado apenas na parte Sul e Central do Chile, de Coquimbo a Chiloé e ilhas Guaitecas, e também na Patagônia argentina nos distritos de Chubut e Santa Cruz.

Habitat: Vive em florestas de coníferas, áreas reflorestadas e habitats semi-abertos.

Hábitos alimentares: É um caçador noturno. Alimenta-se de pequenos mamíferos, pássaros, insetos e repteis. Os machos costumam atacar aves domésticas em locais onde a presença humana invade seu território. Tamanho
O gato-kodkod é o menor dos representantes da família dos felídeos no hemisfério ocidental. Se corpo mede de 39 a 51 cm e a cauda de 19 a 25 cm.

Peso: De 2,1 a 2,5 kg.

Período de gestação: De 72 a 78 dias.

Número de filhotes: De 3 a 4 filhotes.

Características da reprodução: Os filhotes abrem os olhos após 2 semanas de vida e amamentam até o terceiro mês. Tornam-se adultos e maturos sexualmente com 1 ano de idade.

Particularidades: É muito semelhante ao Maracajá (Oncifelis geoffroyi). Sua pelagem varia de cinza a marrom e é marcada com manhas negras redondas e faixas na cabeça e obros. A parte inferior do corpo é branca.

Espécies totalmente pretas (melanísticas) são comuns. Quando a luminosidade é favorável é possível distinguir as manchas sob a pelagem.

Em cativeiro, o kodkod vive mais de 11 anos.

Nenhum comentário: