quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Gato-da-areia

Nome popular: Gato-da-areia.

Nome científico: Felis margarita.

Distribuição geográfica: Norte da África, Arábia e partes da Ásia Central e Paquistão.

Habitat: Como o nome indica, o gato-da-areia é geralmente encontrado em desertos de areia em países áridos.

Hábitos alimentares: O gato-da-areia é solitário e noturno. Durante o calor extremo do dia, ele normalmente encontra-se dormindo debaixo de algum arbusto seco, em um buraco raso escavado na areia ou em um buraco entre as rochas. Quando chega o pôr-do-sol, o gato-da-areia torna-se ativo, saindo de sua toca e procurando por presas no início do escurecer. A extensão das presas do gato-da-areia é incerta, mas sabe-se que sua dieta inclui pequenos roedores (como o gerbo), insetos, répteis (inclusive serpentes venenosas do deserto) e pássaros.

Tamanho: 45 a 57 cm.

Peso: As fêmeas pesam de 1,4 a 3 Kg e os machos de 2,1 a 3,4 Kg. Período de gestação
Aproximadamente 62 dias.

Número de filhotes: O número de filhotes a cada cria pode variar de 1 a 8 gatinhos, mas normalmente nascem de 4 a 5.

Características da reprodução: Na selva, observa-se que o jovem gato-da-areia desenvolve-se rapidamente e torna-se independente com uma idade relativamente baixa. Os filhotes tem um um ganho de 12g por dia e atingem a maturidade por volta de 14 meses de idade.

Particularidades: O gato-da-areia é uma das menores espécies de gatos selvagens. Seu corpo tem o tamanho de um pequeno gato doméstico. Sua pele varia do cinza a um amarelo próximo da cor da areia e manchada por marcas irregulares - as patas são frequentemente unidas por marcas escuras horizontais. Marcas avermelhadas aparecem na face e ao lado dos olhos e também cobrindo a parte posterior da orelha - o queixo e a garganta são brancos.

O corpo do gato-da-areia é bem adaptado aos extremos do seu habitat - seu pelo grosso e de comprimento médio atua como um isolante contra o extremo frio da noite no deserto, a sola de suas patas são cobertas com longos pelos que protegem-no do calor do solo no deserto e lhe dá o suporte necessário para movimentar-se sobre a areia solta.

As inconfundíveis orelhas triangulares do gato-da-areia, muito maiores em proporção que as dos demais felídeos, são muito sensíveis, captando os menores sons que espalham-se com facilidade no vasto terrário de areia que o seu habitat contém.

Vive cerca de 13 anos.

Nenhum comentário: