quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Gato-montês

Nome popular:Gato-montês, gato-andino, gato-dos-andes.

Nome científico:Oreailurus jacobitus.

Distribuição geográfica: Regiões altas da Bolívia, Peru e Chile.

Habitat: Vive em ambientes áridos, rochosos e sem arbustos em elevadas altitudes nos Andes. Esta região é tempestuosa, árida e muito fria. Hábitos alimentares
Pouco sabe-se sobre os hábitos alimentares do gato-montês. Suas principais presas são pequenos mamíferos como chinchilas. lagartixas e pássaros também são presas em pontencial.

Tamanho: De 57 a 64 cm de comprimento mais a cauda de 41 a 48 cm e 36 cm de altura do chão.

Peso: Cerca de 4 kg. Período de gestação
Desconhecido.

Número de filhotes: De 1 a 3.

Características da reprodução: Desconhecido.

Particularidades: Em comum com os outros gatos que caçam em elevadas altitudes, o pelo do gato-montês é bastante longo e sua cor varia de uma tonalidade cinza acastanhada a um vermelho escuro coberto por largas e irregulares manchas vermelhas. A cauda é longa, possui marcas vermelho/marrom e funciona como um contra-peso, dando ao gato-montês equilíbrio para movimentar-se rapidamente entre as rochas.

Algumas pessoas que vivem nas regiões onde se encontra o gato-montês o consideram perigoso para os humanos e animais domésticos mesmo ele sendo apenas um pouco maior que um gato-doméstico (Felis domestica). Outros usam espécimes empalhados e peles em danças tradicionais e cerimônias religiosas e acreditam que matar o gato-montês lhes trará boa sorte.

Nenhum comentário: