quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Lobo-Guara (Animal Brasileiro)

Nome popular: Lobo-guará, lobo-de-crina, lobo-vermelho, aguará, aguaraçu, jaguaperi.

Nome científico: Chrysocyon brachyurus.

Distribuição geográfica: Região Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, partes da Argentina, Peru, Bolívia, Paraguai e Uruguai. Uma grande população de lobos-guarás pode ser encontrada no Parque Nacional da Serra da Canastra, criado em 1972 por um decreto federal.

Habitat: Vive em cerrados, pastos, pântanos, regiões próximas a rios e áreas de agricultura. Não é encontrado em altitudes elevadas ou na Floresta Tropical.

Hábitos alimentares: A base da dieta do lobo-guará é composta de frutas e plantas, principalmente a lobeira, um fruto parecido com o tomate. Também come pequenos pássaros, roedores e insetos.

Tamanho: Seu corpo mede de 124 a 132 cm de comprimento e de 74 a 87 cm de altura. A cauda possui de 28 a 45 cm de comprimento. É o maior canídeo da América do Sul.

Peso: De 20 a 23 Kg.

Período de gestação: 62 a 66 dias.

Número de filhotes: De 1 a 5, mas em média 2.

Características da reprodução: Os filhotes nascem pesando de 340 a 410 g e desenvolvem-se rapidamente. Ao nascerem, os lobinhos são negros, mas com aproximadamente 10 semanas sua pele já apresenta o avermelhado característico e com 15 seu corpo já possue o tamanho de um lobo-guará adulto. Atinge a maturidade sexual com 1 ano.

Particularidades: Tem um porte esguio, destacado pelas pernas compridas. Os pêlos são espessos com tonalidades castanhas e brilhantes, quase avermelhadas. É um animal de hábitos noturnos, muito tímido e solitário, mas não é feroz como pensam muitos. O lobo-guará só ataca quando acuado e com medo. No Brasil, vive nos cerrados abertos onde caminha livremente (precisa de 15 km em linha reta para sua sobrevivência).Há alguns anos atrás, o lobo-guará podia ser encontrado do Piauí ao Rio Grande do Sul, além do Paraguai, Argentina e outros países, mas encontra-se em sério risco de extinção devido a caça predatória e à devastação dos cerrados, proveniente da expansão da Agropecuária. Uma antiga lenda popular brasileira também contribui para a matança deste lindo animal, diz-se que pode-se obter sorte arrancando-se o olho esquerdo de um lobo-guará vivo.
Seu nome científico (Chrysocyon brachyurus) significa "cachorro dourado de rabo curto", do grego "chryso" (dourado) e "cyon" (cão), e do latim "brachy" (curto) e "urus" (cauda). Vive de 12 a 15 anos.

Nenhum comentário: