quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Onça-Pintada (Animal Brasileiro)

Nome popular: Onça-pintada, onça, jaguar, canguçu.

Nome científico: Panthera onca.

Distribuição geográfica: Do Sul dos Estados Unidos até os confins da Argentina.

Habitat: Florestas quentes e úmidas.

Hábitos alimentares: É carnívora. Caça veados, queixadas, capivaras e outros roedores, macacos, antas, aves e até cavalos e gado bovino nas fazendas. Vez por outra perde a parada para algum touro, para um bando de queixadas (que a despedaçam a mordidas) ou para o tamanduá, com suas unhas e poderoso abraço. Muitas vezes a onça penetra em rios profundos para dar caça aos peixes grandes que vivem no mesmo habitat. A onça pode comer até mesmo o jacaré, que sucumbe ao seu ataque e ainda uma jibóia, que quando abocanhada pela onça, não escapa.
TamanhoÉ o maior felídeo das três Américas chegando a 2 metros com a cauda. Existem registros de indivíduos com até 2,5 metros.

Peso: Pode passar de 100 quilos. Existem registros de indivíduos com até 150 Kg.

Período de gestação: Aproximadamente 110 dias.

Número de filhotes: De 2 a 3.

Características da reprodução: O treinamento das crias inclui empurrões para que eles caiam na água e percam o medo de nadar.

Particularidades: É ágil, silenciosa e paciente. Sobe em árvores, nada, mergulha, salta e corre. Tem sentidos muito aguçados. O pelo malhado disfarça-lhe a presença confundindo-a com o ambiente.Está ameaçada de extinção devido a caça, mas já existem reservas onde ela é protegida como a de Foz do Iguaçu.
A onça-negra é uma onça-pintada que nasceu com um fenômeno chamado melanismo. Não se trata de uma espécie, e nem mesmo de uma subespécie distinta.

Nenhum comentário: