sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Pantera-nebulosa

Nome popular: Pantera-nebulosa, leopardo-nebuloso.

Nome científico: Neofelis nebulosa. Distribuição geográfica
Sul da Ásia.

Habitat: A pantera-nebulosa é geralmente encontrada em densas florestas tropicais, porém também pode habitar florestas mais abertas, e até mesmo regiões próximas a pântanos, se houver presa em quantidade. Especula-se que seja uma espécie arborícola, devido a grande facilidade com que sobe e desce de árvores. É certo, porém, que pode caçar com a mesma facilidade tanto sobre as árvores quanto no solo.

Hábitos alimentares: As principais presas da pantera-nebulosa são pássaros e pequenos roedores (como o esquilo) que caça, geralmente, sobre as árvores. Além destes, também entram em sua dieta cabras e porcos selvagens, veados, répteis e até macacos.

A variedade de presas pode ser explicada pela vasta região em que a Pantera-Nebulosa pode ser encontrada. No clima frio e com ar rarefeito do Himalaia, a pantera-nebulosa caça com freqüência cervídeos e cabras. Nas densas florestas da Birmânia vivem esquilos gigantescos, chegando a atingir 0,5 m, e estes passam a ocupar posição de destaque no cardápio das pantera-nebulosa que habitam esta região. Por fim, nas densas florestas das ilhas do sudeste asiático, existe uma maior variedade de presas, dentre elas, várias espécies de símios.

Tamanho: Possui 0,93 m de corpo, mais a cauda de 0,76 m.

Peso: De 16 a 22 kg.

Período de gestação: De 86 a 93 dias.

Número de filhotes: De 2 a 5, mas normalmente 2.

Características da reprodução: Após os 26 meses de vida, as panteras-nebulosas estão aptas a reproduzir. Os filhotes amamentam até os 5 meses de vida e até que estejam prontos para caçar, os pais cooperam na proteção, alimentação e treinamento dos filhotes.

Particularidades: Quando vista, a pantera-nebulosa pode ser facilmente identificada, por seu padrão de cor e manchas. A cor básica da pele é um amarelo escuro ou marrom e o corpo é salpicado por grandes marcas irregulares marrom-escuras e pretas.

Uma curiosidade a respeito deste animal é que ele possui o maior canino em proporção ao tamanho do corpo de todos os animais de sua família.

Nenhum comentário: