sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Coiote

Nome popular: Coiote, lobo-da-savana.

Nome científico: Canis latrans.

Distribuição geográfica: É largamente encontrado através de todo os Estados Unidos, Centro-Sul do Canadá e Alaska. Também pode ser visto no México e Norte da América Central. Os coiotes têm expandido sua área para o Norte, possivelmente ocupando áreas onde o Lobo tem-se removido.

Habitat: Vive em diversos habitats: tundra, savana, floresta e até cidades (podem ser encontrados em Los Angeles e Califórnia).

Hábitos alimentares: O coiote era um caçador diurno antigamente, mas devido à atividade humana, hoje é mais ativo à noite. Embora seja primariamente um carnívoro, o coiote alimenta-se do que estiver disponível. Coelhos, lebres e pequenos roedores fazem parte de sua dieta frequentemente. Frutas silvestres são ingeridas em quantidade principalmente no verão. Também come insetos, como o gafalhoto. Em locais onde coiotes e lobos (Canis lupus) convivem, o coiote costuma comer os restos das presas dos lobos. Cadáveres de animais domésticos e selvagens são fontes de alimento comum no inverno. Na primavera e verão, os coiotes apanham filhotes de cervos, embora também sejam capazes de abater animais adultos quando neva no inverno. Próximo de regiões habitadas o coiote pode abater carneiros, potros e bezerros, mas também ajuda na lavoura, comendo os roedores que destroem a plantação.

Os coiotes têm um comportamento social flexível e ajustam seus métodos de caça ao tamanho da presa e fonte de alimento disponível. Normalmente caçam pequenos animais sozinhos e reunem-se em grupo para abater grandes presas e proteger grandes carcaças.

Tamanho: O corpo do chacam têm de 70 a 97 cm de comprimento e de 45 a 53 cm de altura. Sua calda mede de 30 a 38 cm. As fêmeas são, em média, 20% menores que os machos.

Peso: Seu peso e tamanho recebem grande influência do local em que vivem. Coiotes que vivem nos desertos quentes e secos do Sudeste atingem cerca de 11 kg, enquanto os que vivem nas florestas do Norte podem pesar até 34 kg.

Período de gestação: De 58 a 65 dias.
Número de filhotes: A ninhada do coiote costuma ser grande e pode variar de 6 a 18 filhotes. Porém, os filhotes que conseguem chegar à fase adulta variam de 5 a 20 % do total de nascimentos.

Características da reprodução: Os coiotes costumam ser monogâmicos. Casais podem permanecer juntos por muitos anos. Os filhotes nascem em um esconderijo, que pode ser um oco de árvore, um buraco entre rochas, mas mais frequentemente em um buraco no solo. O período de amamentação dura de 5 a 7 semanas. O macho costuma caçar nas proximidades e traz alimento até a entrada do esconderijo, de onde os filhotes não se aventuram a sair. Quando o lixo começa a acumular, os adultos retiram-no da toca.

Atingem a fase adulta com 1 ano de idade.

Particularidades: A cor da pele do coiote varia de acordo com o local em que vive. Os animais que vivem em locais áridos apresentam coloração mais escura.

O nome coiote é uma variação do nome original asteca coyote, que significa cão gritando. Este nome descreve bem a espécie. Sem as comuns seções noturnas de uivos dos coiotes, o Oeste americano simplesmente não seria o mesmo.

Vivem 15 anos em liberdade.

Nenhum comentário: