terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Lince

Nome popular: Lince-europeu, lince.

Nome científico: Lynx lynx.

Distribuição geográfica: Eurásia.

Habitat: Florestas e bosques.

Hábitos alimentares: Gosta de veados e, como segunda opção, de lebres. As aves entram na dieta do lince-europeu como "sobremesa".

Como os outros felinos, o lince aproxima-se furtivamente da presa, e a surpreende. Se necessário, é capaz de ficar imóvel por muito tempo, aguardando a melhor oportunidade de atacar. As vezes fica até de tocais num galho de árvore, de onde salta sobre a presa, cravando-lhe os dentes na região do pescoço.

Cada lince vive num território particular de caça, geralmente uma área de mil hectares. Os troncos onde ele afia as garras servem como sinais de posse, e são reconhecidos por outros linces adultos. Tamanho
Mede cerca de 80 cm a 1,30 m, mais a cauda, com 12cm a 25 cm e pouco mais que 60 cm de altura.

Peso: De 14 a 35 quilos.

Período de gestação: 3 meses.

Número de filhotes: 4 no máximo, mas geralmente apenas 2.

Características da reprodução: Os filhotes nascem na primavera, durante os nove meses seguintes, os gatinhos vivem do leite e da caça que a mãe lhes der. Só depois é que começam a caçar.

Particularidades: Quando uma pessoa enxerga muito bem, costuma-se dizer que ela tem "olhos de lince". De fato, o felino foi assim batizado em homenagem a Linceu, herói da mitologia grega conhecido por sua visão excepcional; Além da excelente visão, o lince possui também notável audição. Os tufos de pêlos nas orelhas desempenham importante papel na sua audição: permitem ao animal localizar melhor a direção de um som. Quando se cortaram esses tufos de linces que viviam em cativeiro, constatou-se sua dificuldade em detectar o lugar de origem de determinado ruído.

Nenhum comentário: