quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Raposa Cranguejeira (Animal Brasileiro)

Nome popular: Raposa caranguejeira, raposa, cachoro do mato, Graxaim.

Nome científico: Cerdocyon thous.

Distribuição geográfica: Tem ampla distribuição geográfica sendo encontrada em quase toda a América do Sul, desde a Colômbia, Venezuela, até o Uruguai e Norte da Argentina, incluindo o Brasil.

Habitat: Savanas e florestas próximas a cursos de água. Várias referências indicam que as raposas caranguejeiras não são encontradas na floresta baixa da bacia amazônica. Contudo, a espécie pode ser encontrada nas demais florestas do Brasil. Ela também ocorre na floresta baixa da ilha de Marajó. A raposa caranguejeira se adapta facilmente a ambientes secundários.

Hábitos alimentares: É um animal onívoro. Sua dieta pode variar de acordo com a estação, mas inclue insetos, roedores, frutas, plantas, répteis, anfíbios, pássaros e, é claro, caranguejos, principalmente nas estações quentes. Em cativeiro, nos jardins zoológicos, dá-se bem com carne, frutas e aves.

Tamanho: Seu corpo e cabeça medem de 60 a 80 cm e a cauda de 35 a 40 cm.

Peso: De 5 a 8 kg.

Período de gestação: Entre 52 e 59 dias.

Número de filhotes: A fêmea dá a luz de 3 a 6 filhotes.

Características da reprodução: O acasalamento ocorre nos meses de Novembro e Dezembro. As raposinhas nascem pesando de 120 a 160 g. Seus olhos demoram cerca de 14 dias para abrirem. Com 90 dias de vida já estão totalmente desmamados. Atingem a maturidade sexual aos 9 meses. Os membros da família se separam 5 meses depois do nascimento dos filhotes.

Particularidades: Há uma grande variação de cor de pele, com muitos animais muitos mais escuros do que a coloração mais comum, que varia do marrom acinzentado ao cinza escuro. São animais noturnos e vivem em pares. Os adultos andam bastante por seu território que varia de 0,6 a 0,9 km².
Seu nome científico (thous) significa "chacal" em grego, por parecer uma miniatura de chacal.

Nenhum comentário: