sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Jaguatirica (Animal Brasileiro)

Nome popular: Jaguatirica, gato-do-mato-grande.

Nome científico: Leopardus pardalis.

Distribuição geográfica: Do Texas nos Estados Unidos até o Norte da Argentina e Brasil.

Habitat: Vive em áreas de florestas úmidas e campos. Hábitos alimentares
É carnívora. Não escolhe muito o animal que vai caçar, contanto que seja carne viva e de um animal que ela possa vencer em combate, ela ataca. Alimenta-se de roedores, jovens cervídeos, porcos selvagens, aves, répteis e peixes. Onde existem fazendas, ela invade galinheiros e não há cachorro que a enfrente, embora seja um pouco maior que um gato.

Tamanho: Seu comprimento varia de 50 a 80 cm, mais 20 a 40 cm para a cauda. Peso
A jaguatirica adulta pesa de 11 a 16 quilos. Período de gestação
60 dias.

Número de filhotes: De 2 a 4.

Características da reprodução: Duas vezes ao ano, a jaguatirica adulta dá cria a, geralmente, 2 filhotes. A fêmea procura um lugar abrigado como um oco de árvore, uma moita fechada ou uma gruta para dar à luz. Antes mesmo de completar-se o desmame os filhotes já aprenderam a caçar.

Particularidades: Tem o corpo comprido, cor ruiva ou amarela, com numerosas manchas pretas e estrias entrecortadas no flanco. É caçada indiscriminadamente devido ao valor de sua pele.

Anda no chão, em árvores e nada bem, podendo inclusive caçar em cursos d'água. Geralmente solitária, pode também ser observada em pares, caçando e viajando juntos. Tem hábitos noturnos, refugia-se durante o dia nas áreas mais fechadas da mata, no chão ou nas árvores.

Vive por volta de 20 anos.

Nenhum comentário: