sábado, 15 de março de 2008

Ararajuba

Ordem: Psittaciformes

Família: Psittacidae

Nome popular: Ararajuba

Nome em inglês: Golden Conure

Nome científico: Guaruba guarouba

Distribuição geográfica: Ocorre somente no Brasil, nos estados do Pará e Maranhão.

Habitat: Florestas úmidas

Hábitos alimentares: Frugívoro e granívoro

Reprodução: 9 ovos (geralmente 4) que eclodem após 29 dias de incubação

Período de vida: Aproximadamente 35 anos


A ararajuba é um psitacídeo (ordem de aves que incluem as araras, papagaios e periquitos) que só ocorre no Brasil, nos estados do Pará e Maranhão. Seu nome vem do tupi e significa “arara amarela”. A distribuição geográfica bem restrita e a beleza exuberante, alvo do tráfico de animais, são fatores que contribuem para o declínio das populações de ararajuba na natureza, que se encontra ameaçada de extinção.

Possui cerca de 34 cm de comprimento e exibe as cores do Brasil, verde e amarela, em suas penas. Devido à sua coloração “patriota”, em 2002 concorreu com o sabiá-laranjeira (Turdus rufiventris) ao título de ave-símbolo do país. Após a realização de uma enquete ela perdeu para o sabiá, que possui maior valor em obras literárias e músicas brasileiras do que a ararajuba.

Alimenta-se de frutas e grãos, mas o item predileto são os cocos do açaí. São animais muito sociáveis, chegando a viver em grupos de até 10 indivíduos. O macho e a fêmea são idênticos e formam casais fiéis por toda vida. Costumam reproduzir-se em buracos de árvores e fazer a postura de cerca de 9 ovos, que são incubados por 29 dias. Vivem aproximadamente 35 anos.

Nenhum comentário: