terça-feira, 4 de março de 2008

Sábia-laranjeira

Ordem: Passeriformes

Família: Muscicapidae

Nome popular: Sábia-laranjeira

Nome em inglês: Rufous-bellied Thrush

Nome científico: Turdus rufiventris

Distribuição geográfica: centro-leste da América do sul

Habitat: Florestas, campos, plantações e mesmo parques e praças em áreas urbanizadas.

Hábitos alimentares: Sementes, frutas, vermes e insetos.

Reprodução: Postura de 2 a 3 ovos, incubados por cerca de 25 dias.

Período de vida: Até 30 anos em cativeiro


Popular pelo seu persistente e belo canto, que começa mesmo antes do amanhecer, o Sabiá–Laranjeira (Turdus rufiventris) é o mais conhecido dentre as 17 espécies de sabiás que o Brasil possui, destacando-se pela barriga de coloração ferrugínea-alaranjada, que se sobressai do restante do corpo.

Ocorre em quase todo o território brasileiro, com exceção da Floresta Amazônica. Distribui-se ainda ao leste da Bolívia, Paraguai, norte e leste da Argentina e Uruguai. Mesmo habitando ambientes como florestas, cerradões e capoeiras, pode ser facilmente avistada em grandes centros urbanos, principalmente em bairros bem arborizados da cidade de São Paulo.

O sabiá-laranjeira possui cerca de 25 centímetros, sendo que a fêmea pesa cerca de 78 gramas e o macho 68 gramas, podendo viver de 25 a 30 anos. Freqüentemente desce ao solo à procura de alimento. É onívoro, alimentando-se com frutos e pequenos invertebrados como insetos e minhocas. Pode ser atraído facilmente para jardins e pomares com pitangueiras, amoreiras, jerivá, ameixa-amarela, goiabeiras, abacateiros, entre outros.

Durante a época reprodutiva, que vai de setembro à novembro o macho começa a cantar ao amanhecer (muitas vezes ainda de madrugada) e ao entardecer, para estimular as fêmeas e demarcar o território para a procriação. São territorialistas e tanto macho quanto a fêmea participam da construção do ninho, feito com gravetos cimentados com barro. A postura em média varia de 2 a 3 ovos que serão incubados cerca de 14 dias. Após a eclosão, o filhote permanecerá sob os cuidados dos pais por pouco mais de 1 mês.

Nenhum comentário: