terça-feira, 18 de março de 2008

Lagarto de língua azul

Ordem: Squamata

Família: Scincidae

Nome popular: Lagarto de língua azul

Nome em inglês: Eastern blue tongued skink

Nome científico: Tiliqua scincoides

Distribuição geográfica: Norte e Leste da Austrália

Habitat: campos e regiões semi -desérticas

Hábitos alimentares: Onívoro

Reprodução: Vivíparos, gestação de 120dias aproximadamente, de 5 a 15 filhotes

Período de vida: 20 anos.


UM LAGARTO MUITO PECULIAR

Vocês já devem ter mascado goma de mascar ou ingerido algum líquido que deixa a língua colorida por alguns instantes, mas imagine que isto fosse permanente, ou seja, a língua fosse da cor azul. Pois é, para nós seres humanos isto não passa de uma brincadeira, mais para um réptil australiano chamado lagarto da língua azul (Tiliqua scincoides), este colorido faz muita diferença.

Existem oito espécies deste gênero e todas possuem a língua azul, com exceção de uma espécie que a língua é rosa. Esta característica tão peculiar serve como defesa de ameaças de predadores como aves de rapina e grandes serpentes, pois quando ameaçado abre a boca mostrando sua língua colorida, e como na natureza cores fortes quase sempre representam perigo, os predadores podem sentir-se acuados. Mas caso esta estratégia não funcione ele também possui uma mordida bastante forte.

São animais onívoros, sua dieta consiste de frutas, legumes, verduras, pequenos vertebrados e invertebrados, utilizam sua potente mordida para quebrar conchas de caracóis e outros insetos com exoesqueleto resistente.

Os lagartos de língua azul são diurnos e terrestres, com grande habilidade para subir em árvores, apesar de terem pernas bem curtas. Por apresentar esta característica, não é considerado um exímio corredor, mais caso precise ser rápido, junta seus membros ao corpo e desliza com movimentos laterais como se fosse uma serpente.

Estes lagartos possuem cabeça triangular, coloração cinza ou marrom, com listras escuras no dorso e na cauda, ventre amarelado, olhos pequenos e de coloração marrom avermelhada ou acinzentada e medem cerca de 60cm de comprimento e 700 gramas de peso.

Os machos têm a cabeça mais larga e são maiores que as fêmeas. Este grupo ainda apresenta mais uma peculiaridade, são vivíparos, isto é, os embriões se desenvolvem no oviduto da mãe com a ajuda de uma placenta bem desenvolvida, semelhante à dos mamíferos.

A gestação dura aproximadamente 120 dias e nascem de 5 a 15 filhotes que parecem miniaturas dos adultos. A coloração muda conforme o crescimento e chegam a fase adulta por volta dos 3 anos.

Os lagartos de língua azul são muito comercializados, principalmente nos Estados Unidos, como animais de estimação por adaptar se bem ao cativeiro e serem dóceis. Isto fez com que a população destes animais diminuísse drasticamente, proibindo assim a retirada destes animais da natureza para comercialização, permitindo a venda legal apenas dos lagartos nascidos em cativeiro.

Nenhum comentário: