terça-feira, 25 de março de 2008

Muçuã

Ordem: Testudines

Família: Kinosternidae

Nome popular: Muçuã

Nome em inglês: Scorpion Mud Turtle

Nome científico: Kinosternon scorpioides scorpioides

Distribuição geográfica: Do Panamá ao norte da América do Sul

Habitat: Lodo do fundo de rios e lagos

Hábitos alimentares: Onívoro

Reprodução: 3 a 4 ovos por postura que eclodem após 4 ou 5 meses

Período de vida: Aproximadamente 15 anos


Denominada pelos cientistas como Kinosternon scorpioides scorpioides, o muçuã é uma tartaruga semi-aquática que gosta de se enterrar no lodo do fundo de rios e lagos. Ocorre desde o Panamá, na América Central, até o norte da América do Sul, sendo que no Brasil é encontrado nas caatingas do nordeste, nos Lençóis Maranhenses e na região Amazônica.

Embora seja um dos menores quelônios da América do Sul, medindo quando adulto, aproximadamente 15 centímetros de comprimento da carapaça e pesando entre 400 e 500 gramas, mostra-se valente quando acuado, tentando morder o seu eventual agressor. Desde que saem do ovo, os filhotes já apresentam agressividade precoce, fundamental para a sobrevivência. A espécie apresenta hábitos alimentares onívoros, comendo folhas, frutos e pequenos animais.

Em cativeiro, mostra predileção por carne, peixe e insetos, embora também aceite frutas e verduras. Como todos os quelônios, o muçuã é ovíparo, produzindo em média 3 a 4 ovos de cada vez. Os ovos são alongados e de tamanho um pouco maior que uma azeitona, apresentando casca tão resistente como a do ovo de galinha. Depois de um período de 4 a 5 meses, o filhote nasce medindo entre 3 e 4 centímetros de comprimento da carapaça e pesando entre 6 e 8 gramas.

Na verdade, tem o tamanho de um besouro e só alcançará a vida adulta após 4 anos. Embora seja crime, é caçado com freqüência para consumo da sua carne, considerada de excelente sabor. Além do consumo local, também é vendido em restaurantes dos grandes centros, como Belém. A carne é servida dentro da própria carapaça do animal, que substitui o prato, sendo essa iguaria conhecida como casquinho de muçuã. Infelizmente, assim como diversos seres vivos, a espécie também sofre com o desmatamento e a poluição das águas.

Nenhum comentário: