sábado, 15 de março de 2008

Tucano-toco

Ordem: Piciforme

Família: Ramphastidae

Nome popular: Tucano-toco

Nome em inglês: Toco toucan

Nome científico: Ramphastos toco

Distribuição geográfica: Região Norte e Central da América do Sul

Habitat: Bordas de matas

Hábitos alimentares: Onívoro

Reprodução: 2 a 4 ovos que eclodem após 18 dias de incubação

Período de vida: 15 anos

Os tucanos são aves da família dos Ramphastídeos, caracterizada por aves com enorme bico adaptado a pegar frutas e pequenos animais. Apesar de enorme, os bicos são muito leves devido à sua estrutura esponjosa de material proteico. No Tucano-toco, o bico pode alcançar 22 centímetros!

Este último é o maior representante do grupo. Como todos os seus parentes, apresenta cores vivas e mesmos hábitos alimentares, mas de vez em quando pode pegar ovos e filhotes de pássaros em ninhos que encontra.

Sua beleza o faz alvo do tráfico de animais, e muita gente pensa que pode ter um tucano em casa como ave de estimação. Porém, vive mal em cativeiro, pois precisa de muito espaço e de dieta variada, com rações especiais, pequenos vertebrados e frutas frescas diariamente.

O tucano costuma pegar as frutas com o bico e jogá-las para cima, fazendo-as caírem já perto de sua garganta. São muito habilidosos com um bico tão grande, e só quem não os conhece imagina-os como aves desajeitadas. Conseguem manter o equilíbrio mesmo durante a locomoção por saltinhos que fazem de galho em galho, e sem deixar seu alimento cair. Quando voam, vistos de baixo parecem uma pequena cruz, devido ao comprimento de suas asas ser parecido com o da cauda e do bico. É nestas ocasiões, e principalmente no fim da tarde, que os tucanos costumam fazer mais barulho, e há quem diga que poucas aves têm uma voz tão estranha quanto o tucano.

Nenhum comentário: