segunda-feira, 17 de março de 2008

Condor

Ordem: Cathartiformes

Família: Cathardidae

Nome popular: Condor

Nome em inglês: Andean Condor

Nome científico: Vultur gryphus

Distribuição geográfica: Oeste da América do Sul

Habitat: Regiões montanhosas

Hábitos alimentares: Carnívoro

Reprodução: 1 ovo que eclode após 58 dias de incubação

Período de vida: Aproximadamente 40 anos



O Condor é não apenas o maior representante de sua família, que inclui ainda os urubus, mas também a segunda maior ave voadora do mundo, com uma envergadura alar (comprimento de uma ponta de asa à outra) que ultrapassa os três metros! Pouco menos que o albatroz, uma ave marinha que chega até 3,6 m de envergadura alar.

Durante algum tempo perguntou-se como uma ave tão grande era capaz de voar. Estudando-o descobriram que o condor praticamente não gasta energia durante seu vôo, usando as correntes de ar quente ascendente para se manter no ar. As asas grandes e largas são perfeitamente moldadas pela natureza para este planeio, e assim permitirem ao condor usar por muito tempo sua visão telescópica para procurar lá do alto as carcaças de animais terrestres e marinhos de que se alimenta.

O condor era um animal sagrado para os antigos Incas, povos nativos que habitavam a cordilheira dos Andes. Na cidade sagrada de Machu-Pichu há diversas representações do condor, considerado “A alma dos Andes”. Seu habitat, a mais de três mil metros de altitude, o protegeu da caça excessiva, mas ainda assim ele é considerado vulnerável à extinção.

Na época da reprodução os condores reúnem-se aos pares para nidificar. Os machos diferenciam-se das fêmeas por uma crista carnuda que possuem sobre a cabeça. O casal encontra uma ponto seguro em uma montanha alta e escarpada, e lá colocam um ovo, que é incubado por dois meses. O filhote só começará a voar após seis meses, e só terá a cor de adulto após seis anos! Isso significa que, embora tenham vida longa (há quem diga que podem ultrapassar 50 anos de vida), o número de filhotes que podem ter durante a vida não é grande. Tal lentidão, comum em animais tão grandes, faz com que a espécie seja muito suscetível a impactos causados pelo homem.

O condor-californiano (Gymnogyps californianus) foi quase extinto, chegando ao alarmante número de apenas vinte exemplares vivos! Desde a década de 1980, esforços enormes têm sido despendidos para fazer com que a população se recupere, mas a espécie foi considerada extinta na natureza. Hoje, tenta-se a reintrodução de condores nascidos em zoológicos no seu habitat, mas ainda não há segurança de que ele possa sobreviver enquanto a população local não seja educada para ajudar na sua conservação.

Nenhum comentário: