sexta-feira, 21 de março de 2008

Mutum-do-Sudeste

Ordem: Galliformes

Família: Cracidae

Nome popular: Mutum-do-sudeste

Nome em inglês: Red-billed curassow

Nome científico: Crax blumenbachii

Distribuição geográfica: Sudeste do Brasil

Habitat: Floresta úmida

Hábitos alimentares: Onívoro

Reprodução: 1 ovo que eclode após 32 dias de incubação

Período de vida: Aproximadamente 20 anos


O Mutum-do-sudeste ou Mutum do Espírito Santo (Crax blumenbachii) , é uma ave da família dos Cracídios, endêmica da Mata Atlântica. São aves de grande porte que apresentam um comprimento total variando entre 80 e 93 cm e peso em torno de 3 a 3,5 kg.

Possuem plumagem negra e brilhante na parte superior do corpo. Os machos apresentam uma área vermelha sobre o bico e plumagem branca na região ventral, existindo, portanto, dimorfismo sexual, ou seja, é possível diferenciar o macho da fêmea, pela aparência externa.

Os mutuns não são bons voadores. Limitam-se a vôos curtos e se cansam facilmente. Passam boa parte do tempo no solo à procura de alimento tais como sementes e frutos caídos, pequenos animais (insetos, aranhas, centopéias e caracóis) e folhas. Empoleiram-se para dormir, ou para apanhar alguns frutos.

Existem evidências de que na natureza estas aves sejam monogâmicas. A maturidade sexual se dá em torno de 2,5 a 3 anos de idade. Na época do acasalamento o macho constrói o ninho no alto das árvores, “dança” e vocaliza para atrair a fêmea.
Em cativeiro as posturas, em geral, são de 2 ovos e o tempo de incubação é em torno de 30 dias. Ambos os pais cuidam dos filhotes até aproximadamente 4 meses.

Os mutuns estão em extinção devido à caça e principalmente à destruição de seu habitat. Atualmente, são consideradas Globalmente em Perigo pelo Bird Life e IUNC. Pesquisas indicam que existem menos de 250 indivíduos em vida livre e cerca de 880 em cativeiro.

Um comentário:

Unknown disse...

Creio que esta quantidade de mutuns na natureza já esteja bastante defasada, uma vez que aqui no Triangulo Mineiro temos visto "manadas e manadas" de mutuns.
Eles se misturam com os animais domesticos como galinhas e outros.
Atenciosamente,
Nelson