quinta-feira, 20 de março de 2008

Colhereiro

Ordem: Ciconiformes

Família: Threskiornithidae

Nome popular: Colhereiro

Nome em inglês: Roseate spoobill

Nome científico: Platalea ajaja

Distribuição geográfica: Habita a região neotropical, distribuindo-se do sul dos EUA à Argentina, ocorrendo
também em áreas do Equador e Peru.

Habitat: Mangue e alagados

Hábitos alimentares: Carnívoro

Reprodução: Postura de 2 a 3 ovos, incubação de 22 dias

Longevidade: Entre 10 e 15 anos

O colhereiro (Platalea ajaja) habita a região neotropical, distribuindo-se do sul dos EUA à Argentina, ocorrendo também em áreas do Equador e Peru. O formato de seu bico, que é comprido e possui uma “colher” na extremidade, deu origem a seu nome popular.
Habita ambientes aquáticos, como praias lamacentas e manguezais, e realiza migrações sazonais. Peneira a água, sacudindo e mergulhando o bico à procura de alimento, dentre eles peixes, insetos, camarões, moluscos e crustáceos. A presença de algumas substâncias nestes itens alimentares, chamadas carotenóides, dão uma coloração rosada ao colhereiro, que se torna mais intensa na época reprodutiva.
A fêmea geralmente realiza a postura de 2 a 3 ovos que são incubados por cerca de 22 dias. Após 6 semanas o juvenil começa a voar e aos 3 anos de idade atinge a maturidade sexual e apresenta a plumagem adulta. Chega a viver entre 10 e 15 anos.
O colhereiro, também conhecido por ajajá, é um animal gregário, ou seja, que vive em bandos. Ele nidifica em colônias e constrói o ninho com gravetos e talos secos de gramíneas em árvores. As colônias costumam ser mistas, englobando outras espécies de aves, como biguás e garças.

Mundialmente não está ameaçado de extinção, porém encontra-se em perigo em algumas localidades, como no Pantanal e no estado de Minas Gerais. O colhereiro é uma ave indicadora da boa qualidade ambiental, pois é muito sensível e não resiste à poluição e à contaminação do meio ambiente, principalmente da água.

Nenhum comentário: