terça-feira, 4 de março de 2008

Gavião pega macaco

Ordem: Falconiformes

Família: Accipitridae

Nome popular: Gavião-pega-macaco

Nome em inglês: Black Hawk-eagle

Nome científico: Spizaetus tyrannus

Distribuição geográfica: Ocorre em todo Brasil e do Rio Grande do Sul a América Central

Habitat: Florestas densas

Hábitos alimentares: Carnívoro, se alimenta de pequenos mamíferos como macacos e morcegos; aves como araçaris, répteis como iguanas e serpentes.

Reprodução: De agosto a dezembro, botando 1 a 2 ovos, que eclodem após 63 dias de incubação.

Período de vida: Em cativeiro podem viver aproximadamente 25 anos.



As aves de rapina possuem muitas formas de caça, e a intrincada rede de presa-e-predador da natureza fez com que elas se diversificassem e se especializassem para encontrar seu lugar ao sol. Há aves de rapina que só se alimentam de caramujos. Outras, caçam roedores em campos abertos e ainda há as que preferem aves velozes, pegas em pleno ar.

As asas curtas, arredondadas e a cauda longa formando quase uma elipse perfeita quando em vôo denotam que o gavião-pega-macaco (Spizaetus tyrannus) é uma rapinante adaptada para caçar em regiões de mata fechada, onde é necessária uma enorme agilidade para se voar entre as árvores e pegar presas ágeis entre os galhos, como morcegos, lagartos, tucanos e saguis.
É devido a este último item de sua alimentação que este gavião ganhou o apelido de “pega-macaco”. Assim, aproveita um nicho ecológico difícil, onde as presas sempre são animais muito ágeis e que possuem inúmeros esconderijos. Seu tipo de vôo não o permite sobreviver bem em áreas abertas, onde as presas poderiam rapidamente correr dele. Assim, precisa atacar de surpresa no alto da copa das árvores, onde a velocidade máxima que pode ser desenvolvida pela presa não é páreo para ele.

As fêmeas são maiores que os machos, e costumam predar animais maiores que estes. Assim, eles não competem por comida quando vivem em territórios próximos, o que permite uma maior proximidade na época de reprodução.

A cor negra com manchas brancas torna-o uma ave de rara beleza. Nas florestas, pode ficar imóvel por horas antes de ser percebido nas sombras da folhagem. O ninho também é muito bem oculto, e costuma ser bem acima da altura alcançada pela maioria dos animais, nos galhos mais altos das árvores. Os machos fazem apresentações de vôo para a fêmea, que escolherá aquele capaz de manobras mais bem feitas e maior vigor. Cuidam juntos da incubação, e o filhote nasce depois de cerca de dois meses, para passar um longo tempo dependente dos pais até chegar à vida adulta.

Nenhum comentário: