quinta-feira, 6 de março de 2008

Ararinha-azul

Ordem: Psittaciformes

Família: Psittacidae

Nome popular: Ararinha-azul

Nome em inglês: Little blue macaw

Nome científico: Cyanopsitta spixii

Distribuição geográfica: Antigamente no extremo Norte da Bahia ao Sul do Rio São Francisco.

Habitat: Caatinga, em áreas florestas do Sertão.

Hábitos alimentares: Sementes de buriti.

Reprodução: Período de incubação de 25 a 28 dias, botando por volta de 2 ovos.

Período de vida: Em cativeiro aproximadamente 35 anos.

Situação atual: Extinta da natureza



A ararinha azul ou arara spix (Cyanopsita spixii) era uma ave endêmica da caatinga baiana e ocupava desde o extremo norte da Bahia até o sul do rio S. Francisco.

São consideradas pelo IBAMA extintas na natureza desde 2002, ano em que não foi mais encontrado o último exemplar conhecido em vida livre. Atualmente, os poucos indivíduos ainda existentes em cativeiro em diversas partes do mundo participam de um programa de manejo reprodutivo coordenado pelo IBAMA. A destruição do ambiente natural e, principalmente, o tráfico de animais, são os fatores responsáveis pelo desaparecimento desta espécie.

Trata-se de uma ave diferente das outras araras, apresentando tonalidades de azul acinzentado no corpo escurecendo em direção à cauda, cabeça acinzentada, bico menor e mais delicado. Possui ainda, uma faixa de pele nua de cor cinza, que vai da parte superior do bico até os olhos, como uma máscara. Estas características a tornam muito cobiçada como ave ornamental.

Na natureza estas aves nidificavam em ocos de árvores altas como as caraibeiras, substituídos em cativeiro por ninhos de madeira. Atingem a maturidade sexual entre 3 e 4 anos de idade e formam casais monogâmicos. A fêmea coloca de 3 a 4 ovos.

Hoje infelizmente não encontramos mais a ararinha azul em seu ambiente natural, ou seja o homem perdeu a oportunidade de apreciar tal beleza. Cabe a nós ainda conservar diversas espécies brasileiras que estão muito próximas desse mesmo fim.

Nenhum comentário: