sábado, 1 de março de 2008

Raposa de orelha de morcego

Nome popular: Raposa de orelha de morcego.

Nome científico: Otocyon megalotis.

Distribuição geográfica: A raposa de orelha de morcego está dividida em duas populações. Uma vive desde o Sul do Zâmbia e Angola até a África do Sul e a outra da Etiópia e Sul do Sudão até a Tanzânia. Há pouco tempo atrás parece que a raposa de orelha de morcego estendeu sua região ao Leste ocupando parte de Moçambique, Zimbábue e Botsuana. Sua distribuição coincide com os locais de maior concentração de cupim.

Habitat: Prefere savanas abertas, mas pode ser encontrada em locais semi-desérticos e com maior concentração de arbustos. Costuma evitar longas área de campo, talvez para não correr o risco de virar presa de outros carnívoros. No Serengeti, é particularmente abundante em locais fronteiriços com a floresta. Hábitos alimentares
Cupins e besouros (adultos e larvas) compõem a maior parte da dieta da raposa de orelha de morcego. Os cupins constituem cerca de 50% da dieta. Animais vertebrados (normalmente lagartos e ratos) são comidos quando disponível, mas raramente constituem mais do que 10% do total da dieta.

Quando em liberdade, podem ficar por um longo período sem água, mas em cativeiro bebem regularmente.

A atividade da caça é estritamente individual. Outras raposas não são toleradas quando estão caçando.

Tamanho: Seu corpo possui de 46 a 58 cm de comprimento e 35 a 40 cm de altura. Sua cauda mede entre 24 e 34 cm e suas fantásticas orelhas podem medir até 13,5 cm.

Peso; De 3 a 5,3 kg. As fêmeas são mais pesadas que os machos. Período de gestação
De 60 a 75 dias.

Número de filhotes: De 1 a 6.

Características da reprodução: A época de acasalamento ocorre de Junho a Setembro no Serengeti e Botsuana; em Janeiro em Uganda; a época em que estes animais se acasalam parece ser sazonal e localmente ajustada para que o nascimento dos filhotes ocorra durante a época das chuvas, quando a densidade de insetos atinge o seu pico máximo.

Os filhotes nascem em cavernas cavadas por seus pais. Seus olhos se abrem depois de 9 dias de vida e saem pela primeira vez da caverna com aproximadamente 17 dias. São amamentados de 14 a 15 semanas. Ao nascer possuem uma coloração cinza. Com 4 ou 5 semanas já apresentam a coloração dos adultos.

Atingem a maturidade sexual entre 8 a 9 meses, quando, normalmente, se dispersam dos pais para terem sua própria cria. Algumas fêmeas jovens podem permanecer com seu grupo natal e procriar. Neste caso os filhotes nascem em uma caverna comunitária e são amamentados por todas as fêmeas.

Particularidades: Seu corpo possui uma tonalidade que varia do amarelo-escuro ao marrom. A garganta e as partes inferiores possuem uma tonalidade mais clara. O lado externo das orelhas, sua cara (que lembra a "cara de máscara do Raccoon"), as pernas curtas, os pés e a ponta da cauda são pretos.

Além de suas grandes orelhas, a raposa de orelha de morcego apresenta outra característica que a distingue das demais raposas: sua dentição. Ela apresenta um total de dentes entre 46 e 50. Enquanto todos os outros canídeos possuem dois molares superiores e três inferiores, no máximo, a Raposa de Orelha de Morcego possui no mínimo três superiores e quatro inferiores.

Para escapar dos predadores (hienas, leopardos (Panthera pardus), leões (Panthera leo),chacais e até mesmo aves de rapina), a raposa de orelha de morcego conta com sua velocidade e incrível capacidade de se esquivar.

No Serengeti, costumam viver em pares acompanhados de um filhote de menos de um ano. Pode-se observar mais de dois adultos em cavernas de procriação e a poligamia ocorre ocasionalmente.

No Serengeti, 85% da atividade ocorre à noite, enquanto na África do Sul, as raposas de orelha de morcego são principalmente diurnas no inverno e noturnas no verão. Estudos feitos no Serengeti mostram que as famílias ocupam uma área de 0,25 a 1,5 km². Elas demarcam o seu território com urina e fezes.

Em cativeiro, vive mais de 13 anos.

Seu nome científico (megalotis) significa "grandes orelhas", do grego "mega" (grande) e "otis" (orelha).

Nenhum comentário: