terça-feira, 11 de março de 2008

Tigre-d'água

Ordem: Testudines

Família: Emydidae

Nome popular: Tigre-d'água

Nome em inglês: D'Orbigny's slider turtle

Nome científico: Trachemys dorbignyi

Distribuição geográfica: Rio Grande do Sul (Brasil), Uruguai e nordeste da Argentina

Habitat: Pântanos, banhados, lagos, riachos e rios

Hábitos alimentares: Onívoro

Reprodução: Desova entre 1 e 18 ovos por postura, que eclodem após 60 a 120 dias de incubação

Período de vida: Aproximadamente 30 anos



Conhecido como Trachemys dorbignyi pela ciência, esta espécie é uma das maiores vítimas do comércio ilegal de animais. De coloração muito bonita quando jovem, cujas listras amarelas e alaranjadas sobre fundo verde deram-lhe o nome popular de “Tigre d´água” é vendida com a promessa de que manterá aquela cor durante toda a vida e nunca alcançará grande porte. Ao ver o filhote recém-nascido com cerca de 3 cm, a maioria acredita.

Porém, crescendo de 3 a 5 cm ao ano e perdendo a intensidade de suas cores conforme se aproxima da maturidade, quando as fêmeas podem alcançar até 30 cm e os machos até 25 cm, torna-se incômoda e os exemplares são abandonados em lagos ou nas mãos de entidades de todo o país, causando um novo desequilíbrio, devido à complexidade dos trabalhos de reintrodução à natureza de animais criados em cativeiro.

Na Argentina, Uruguai e estados do sul do Brasil, onde vivem, elas possuemuma alimentação muito variada, que inclui vermes, carne que consigam encontrar, frutas, peixes, plantas, pequenos cruistáceos e muito mais. Além disso, podem sair para terra, tomar sol à vontade e possuem muito espaço para nadar. Manter tais condições em cativeiro, além de água sempre limpa e em temperatura adequada, é uma tarefa árdua.

Uma outra espécie do gênero, a Trachemys scripta elegans, popularmente conhecida como tartaruga de orelhas vermelhas, é vendida legalmente em boas casas de animais de estimação, e já vem com microchip, nota fiscal e papéis comprovando sua condição legal de venda. Muitas vezes são confundidas ou até mesmo vendem a Tigre d´água como sendo a de orelhas vermelhas.

Nenhum comentário: