segunda-feira, 10 de março de 2008

Cacatua-das-molucas

Ordem: Psittaciformes

Família: Cacatuidae

Nome popular: Cacatua-das-molucas

Nome em inglês: Salmon crested cackatoo

Nome científico: Cacatua molusccensis

Distribuição geográfica: Indonésia

Habitat: Regiões costeiras, montanhas e florestas.

Hábitos alimentares: Sementes, castanhas, frutas, bagas e possivelmente insetos e larvas.

Reprodução: Período de incubação de 30 dias, botando aproximadamente 2 ovos.

Período de vida: Em cativeiro aproximadamente 50 anos.

Situação atual: Ameaçada de extinção



As Cacatuas são aves pertencentes à família dos cacatuídeos, parecidas com os nossos papagaios. Diferenciam-se destes pela presença de uma grande crista móvel, semelhante a uma coroa. Além disto, ao contrário dos papagaios que possuem plumagem muito colorida, as cacatuas apresentam coloração mais simples.
As cacatuas das molucas (Cacatua molusccensis) apresentam plumagem branca, rosada ou alaranjada, medem de 40 a 50 cm de comprimento e chegam a pesar 900 gr. É a maior espécie pertencente à família dos cacatuídeos. Ocorrem na Indonésia, nas montanhas e florestas das regiões costeiras. A sua dieta é constituída por sementes, castanhas, frutas, podendo incluir insetos e larvas.

Fazem seus ninhos no interior do oco de árvores. Na estação reprodutiva a fêmea põe de 2 a 3 ovos, que são incubados pelo casal. O período de incubação dura de 28 a 30 dias. Os filhotes permanecem no ninho, sob o cuidado dos pais, por aproximadamente 14 semanas.
Em cativeiro, foram observados indivíduos que chegaram aos 50 anos de idade.

A maioria das espécies de aves pertencentes à família dos cacatuídeos está ameaçada de extinção. A cacatua-das-molucas encontra-se, atualmente, classificada no Estado de Conservação: Vulnerável à extinção, segundo a organização “BirdLife”.

Nenhum comentário: