terça-feira, 4 de março de 2008

Ganso do Egito

Ordem: Anseriformes

Família: Anatidae

Nome popular: Ganso do Egito

Nome em inglês: Egyptian goose

Nome científico: Alopochen aegyptiacus

Distribuição geográfica: África subsaariana

Habitat: Bacias hidrográficas em regiões florestais e de savana

Hábitos alimentares: Vegetais, pequenos invertebrados e sementes.

Reprodução: postura de 5 a 12 ovos, incubados por cerca de um mês.

Período de vida: cerca de vinte anos


Conta-se que no ano de 390 uma numerosa horda de invasores celtas tentou invadir a cidade de Roma furtivamente. Mas foram descobertos graças aos gritos e ataques de uma espécie de ave, criada em um templo em homenagem à deusa Juno, esposa de Júpiter e deusa matriarca do Olimpo. Os guardas romanos perceberam que havia alguma coisa errada com aquele alarme e repeliram os invasores.

Esta ave era o ganso. Já naquela época, muitas culturas já falavam da coragem e da fúria dos gansos para com invasores de seu território, e até hoje há quem julgue o ganso como um “cão de guarda” mais eficiente que os próprios cães!

Os gansos são criados por sua carne e para a produção de uma iguaria chamada “foie gras”, ou “patê de fígado de ganso”. Como um ganso tem apenas um fígado, e o patê é muito valorizado por algumas pessoas como um antigo símbolo de status, criadores provocam o surgimento nos gansos de cirrose (inflamação do fígado) para que seus fígados inchados (e portanto os lucros) sejam maiores. Fazem isso obrigando os gansos a comerem forçosamente desde filhotes, empurrando com funis grandes quantidades de alimentos gordurosos e de digestão difícil goela abaixo dos gansos, que ficam tão gordos que mal podem andar. Quando começam a demonstrar sinais de fraqueza, são mortos e têm seu fígado retirado. O restante do corpo é descartado pois se torna inútil como alimento, tal o acúmulo de gordura e o mau estado da ave adoecida. Em diversos países esta “iguaria” já foi proibida, e a tendência é que, com a conscientização de mais e mais pessoas, deixe de ser produzido em todo o mundo.

O ganso-do-egito é um tanto diferente dos outros gansos, e é uma espécie relativamente pacífica. São adultos quando atingem dois anos, ao atingirem a maturidade sexual. Durante um mês, o casal incuba de 5 a 12 ovos, que ao nascerem seguirão a primeira coisa que virem como sua mãe. Este fenômeno ganhou o nome de “Imprinting” dos cientistas, e pode ser entendido como “Estampagem de comportamento”. É como um aprendizado quase instantâneo, e muito difícil de ser esquecido. Este comportamento ficará “estampado” no indivíduo, às vezes por toda a vida, e já originou situações engraçadas como gansinhos adotando pessoas, cachorros e até baldes como suas mães.

Nenhum comentário: