sexta-feira, 14 de março de 2008

Cervo-Nobre

Ordem: Artiodactyla

Família: Cervidae

Nome popular: Cervo nobre

Nome em inglês: Red deer

Nome científico: Cervus elaphus

Distribuição geográfica: Ásia, Europa e América do Norte

Habitat: Florestas, campos e montanhas

Hábitos alimentares: Herbívora

Reprodução: Gestação de 230 dias

Período de vida: Aproximadamente 22 anos


Os cervos nobres pertencem a Ordem Artiodactyla ( que significa “animais que possuem dois dedos”). Distribuem-se naturalmente pela Ásia, Europa e América do Norte. Adultos pesam até 340kg e chegam a medir 2,65m de comprimento mais a cauda de aproximadamente 30cm.

Sua coloração varia de acordo com a estação do ano, idade e sexo. Os filhotes apresentam manchas brancas que vão desaparecendo a medida que o animal vai crescendo. Os adultos apresentam coloração amarronzada com a parte superior mais clara.Ocupam grande variedade de habitats, como florestas, campos e montanhas.

Apresentam hábitos diurnos e são sociáveis. Fora da época reprodutiva os grupos são formados por até 07 indivíduos, onde o macho dominante é sempre o mais velho e o mais forte. A disputa da hierarquia com o macho dominante, ocorre entre 7 e 10 anos de idade, com lutas freqüentes, marcação de território e vocalização. Somente machos possuem chifres, que caem todos os anos, reaparecendo na primavera, a partir do segundo ano de vida.

Todos os anos os chifres nascem mais ramificados, até o animal atingir a maturidade sexual, quando então se estabilizam. O período de gestação é de aproximadamente 230 dias, com o nascimento de apenas um filhote, que pesa ao nascer aproximadamente 18kg. Assim que nascem, ficam em pé para mamar e acompanhar o grupo. Mamam até os 07 meses, quando começam a se alimentar com a mesma alimentação dos adultos.

Nenhum comentário: